Pesquisar neste blogue

sábado, 2 de julho de 2022

MAS EU NÃO PRECISO DE BONDADE * Gregory Corso # in Gasolina# editora Barco Bêbado

 

Conheci as estranhas enfermeiras da Bondade,
Vi-as beijar os doentes, cuidar dos velhos,
Dar doces aos loucos!
Vi-as, em noites obscuras e tristes,
A empurrar cadeiras de rodas junto ao mar!
Conheci os gordos pontífices da Bondade,
A velhinha grisalha,
o padre da vizinhança,
o poeta famoso,
a mãe,
conheci-os todos!
Vi-os, em noites obscuras e tristes,
a colar cartazes de piedade
nos desolados postes do desespero.

2

Conheci a Toda-Poderosa Bondade em pessoa!
Sentei-me nos pés d`Ela, puros e brancos,
ganhei a confiança d`Ela!
De nada maldoso falámos,
mas uma noite atormentaram-me aquelas estranhas enfermeiras,
aqueles gordos pontífices
A velhinha passou-me com um carro de picos por cima da cabeça!
O padre abriu-me a barriga ao meio, pôs as suas mãos em mim
e gritou:- Onde está a tua alma? Onde está a tua alma?-
O poeta famoso pegou em mim
e atirou-me pela janela fora!
A mãe abandonou-me!
Corri para a Bondade, irrompi pelos Seus aposentos,
e profanei!
com uma faca inominável fiz-Lhe um milhar de feridas,
e maculei-as de imundice!
Levei-A dali nas costas, como um demónio!
pela calçada nocturna abaixo!
Cães uivavam! Gatos fugiam! Todas as janelas fechadas!
 Levei-A por dez lanços de escada!
Deixei-A no chão do meu quarto acanhado
e ajoelhado ao lado d`Ela, chorei. Chorei. 

3

Mas o que é a Bondade? Eu matei a d`Ela,
mas o que é ela?
É-se bondoso porque se leva uma vida gentil.
S. Francisco era bondoso.
O senhorio é bondoso.
Uma bengala é bondosa.
Posso dizer que as pessoas sentadas em parques são mais bondosas? 

Sem comentários:

Enviar um comentário