Pesquisar neste blogue

domingo, 16 de agosto de 2015

QUANDO EU ERA PEQUENINO BARCELOS





QUANDO EU ERA PEQUENINO (BARCELOS)

Nunca liguei aos carrinhos da matchbox, nem os comboios da märklín despertavam em mim qualquer tipo de curiosidade. O , agora o Tomás, era o responsável por essa área.  Ocupava o tempo,imaginando-me jogador de futebol do benfica, toureiro e algumas vezes padre. Fui figurante em alguns enterros onde me pagavam 5 c`roas. Fiz negócios no calisto, o ferro velho, vendendo umas poucas cabeças usadas de máquinas de cozinhar a petróleo, pelo mesmo valor. Jogava à bola com os gajos do seminário de santo António e tinha como recompensa um quarto de sêmea recheada com marmelada. Tive no meio das

portas daquela igreja, a minha primeira experiência de sexo. No natal ficava sempre extasiado com o presépio e tenho na cabeça uma música que mais tarde vim a saber que se chama glória in excélsis deo. (com o tempo afastei-me dessa ideia. E, claro, o inevitável par de meias que a mãe do meu pai costumava oferecer. Recordo ser obrigado a dormir aos pés do meu avô Augusto e do cheiro a chulé das suas peúgas. Lembro-me de fugir á Zeza e ao Jorge Faria, pelo campo da feira e esconder-me em todas as portas da rua direita, e das voltas na bicicleta alugada no parque, pagas com um inestimável sorriso do meu tio. Adorava a pingoleta feita pela avó São, e as sopas de leite da bisavó Luciana. O padrinho António, impunha respeito, e, ai de quem se esquecesse de lhe beijar a mão. Uma enorme roda de  pão de ló e o espumante branco, na companhia do frei António, tinham o condão de os aproximar de deus. A Sofia e a Graça, depois da fábrica, rematavam a obra em casa, ao som de “quando o telefone toca”. Não sabíamos inglês, mas isso
também nunca foi importante. Ainda ecoam os carolos do barbeiro, que em nada acalmavam a minha revolta. Andei na primeira classe com o meu tio António e joguei futebol com o Jorge. A 1ª vez que fiz gazeta foi no dia 2 de maio de 62, para ver o glorioso ganhar a final da taça dos campeões europeus, frente ao real Madrid. Não me lembro se apanhei alguma tareia.




.2015aNTÓNIOdemIRANDA

Sem comentários:

Enviar um comentário